1. Conteúdo da proclamação querigmática
A. Conjugar o querigma com o plano de salvação
Para configura o esquema da proclamação da boa nova da salvação do homem de hoje, naturalmente, deve se iniciar com o plano original do amor de Deus que foi rejeitado pelo pecado. Mas, em seguida, junta-se o anuncio propriamente querigmática: Jesus vem refazer o projeto divino e pela doação do espírito santo, inaugura o novo céu e a nova terra.
Desta forma já temos então, os 6 temas básicos da evangelização básica:
1. O amor de Deus
2. O pecado
3. A salvação
4. Fé e conversão
5. Dom do Espírito Santo
6. Comunidade
B. Apresentação pedagógica
Antes de entrar em cada tema e sua relação mutua, vamos considerar que cada um deles deve reunir três características:
- Atual: hoje
Não se trata de falar de acontecimentos perdidos no passado,mas sim de forma atual, tornando presente a eficácia da salvação. Por exemplo, mais do que falar do Deus eterno, eterno, apresentar o Deus que hoje ama, que cura e liberta hoje; que o homem necessita ser salvo hoje e que nestes momento pode obter a salvação, se hoje crê e se converter. Que o dom do Espírito é para os tempos atuais e que é urgente criar o evangelho na comunidade cristã.
- Direto: a ti
Não se trata de falar impessoal ou teoricamente, mas sim que Deus te ama pessoalmente, mas de oferecer uma aula de cristologia, deve-se oferecer um Cristo Jesus vivo, com quem é possível ter um encontro pessoal para receber o dom do seu Espírito. Enfim, trata-se de aplicar cada ponto do tema a cada um dos evangelizandos, não se trata de falar em abstrato, a sim, concretamente.
- Concatenando: os temas
Todos os temas estão intimamente relacionados e dependentes entre sim, conduzindo a uma seguencia lógica. Assim, se vê pela apresentação seguinte:
Deus te ama, mas o teu pecado te impede de senti-lo. Entretanto, ele já te perdoou e libertou pela morte e ressurreição de Cristo Jesus. A única coisa que tu deves fazer é crer e converte-se a fim de receberes o seu amor, que é o Espírito Santo e possas viver na família de Deus, a comunidade Cristã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário