domingo, 16 de dezembro de 2012

Santos de calça Jeans -João Paulo II ?



AOS QUE LEEREM PEÇO QUE DEIXE SEU COMENTARIO NO FINAL..
ANTES DE TUDO QUERO DEIXAR BEM CLARO Q NÃO TENHO NADA CONTRA O TERMO..E QUE ATE ACHO MUITO MOTIVANTE PARA NOSSA JUVENTUDE E SIM MUITO VALIDO COMO MOTIVAÇÃO PARA TODOS..
A um bom tempo venho pesquisando e procurando em varios lugares e com muitos Sacerdotes..por Isso ainda nao havia escrito nada sobre o assunto...
Já faz tempo na verdade desde 2010 que anda circulando entre os jovens na internet um texto cuja autoria supostamente seria do Papa João Paulo II.
Temos que ter Muito cudado com aquilo que divulgamos no que diz respeito a Igreja e ao que o santo Padre nos diz, seja em  documentos, cartas, discurso homilhias e enfins..
tudo que é dito pelo Santo Padre é divulgado pela santa Sé..em seu site e outros meios de comunições confiaveis...
o Texto em questão é o que Segue abaixo:
Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. 
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade. 
Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. 
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais. 
Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. 
Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man. 
Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos. 
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. 
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. 
Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".

O texto em questão.."santos de calça jeans” não aparece em nenhum lugar do site www.vatica.va nem em qualquer outro local confiável. Ele pode ter palavras de incentivo, mas com certeza não são palavras de um Papa.
Devido a falsa autoria atribuída ao Beato J.PII ao texto, ele foi muito compartilhado e gerou vários outros derivados como músicas, blogs e até nome para programas.
Há um livro da Editora canção Nova que com o titulo de "Santos de calça jeans" onde o autor incluiu a informação de que o texto não é de autoria do Nossa amado joão Paulo..infelizmente;
Nem mesmo  se sabe quem atribuiu o texto ao falecido Papa.
Apesar da boa intenção,  qualquer leitor ou ouvinte habituado às mensagens do Sucessor de Pedro sente no mínimo estranheza ao ler o texto em questão.

"Santos sem véu  ou batina"? Um papa da disciplina hierárquica falaria isso? 
"... que se "lascam" na faculdade"? Muito provavelmente o Papa nem conhece essa gíria.
"Santos modernos"? Um defensor da Tradição não usaria esse termo. 
"que bebam coca-cola e comam hot dog, que usemjeans, que sejam internautas, que escutem disc man."? Ele não era contra os americanos, mas quanto exagero!
"refri"? Teria que ser muito brasileiro mesmo...

E tem mais: dizem que o texto era da Carta aos Jovens de 1985. Mas podem conferir, não há NADA parecido com isso na Carta:



http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_letters/documents/hf_jp-ii_apl_31031985_dilecti-amici_sp.html

Um amigo sacerdote comentou..
Alguém, numa época, citou isso dentro de outro texto, e ao final o texto circulou, circulou e acabou sendo atribuido completamente a JPII, mas eu acredito que o erro neste caso seja de comunicação, a mensagem acabou se deturpando com a circulação ... O melhor lugar para encontrar essas cartas, por mais que vá dar um certo trabalho é no site do vaticano mesmo filho..
www.vatican.va

Espero ter apenas esclarecido as coisas sem deixar ninguém triste. Temos que nós preocupar mais com a verdade.

att- Kleber..

9 comentários:

  1. hum, bom, se não foi o papa quem escreveria isso ? ou ninguém sabe ?

    ResponderExcluir
  2. HA SOMENTE ALGUNS COMENTARIO SOBRE QUEM REALMENTE TERIA ESCRITO ..SERIA UMA PESSOA CHAMADO GIBELTO QUE É BRASILEIRO..MAS NADA CONFIRMADO SOBRE ISSO TBM..EXISTIA UMA COMUNIDADE NO ORKUT..ONDE ELE DECLARAVA SER O AUTOR..E DIZIA Q NAO SABIA PQ TINHAM ATRIBUIDO A AUTORIA AO SANTO PADRE..MAS NADA CONFRIMADO;

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, temos que esclarecer mesmo. E o pior eh que usam bastante este texto, até para embasar pregações.. Temos que ter muito cuidado ao falarmos algo em nome da Igreja.

    ResponderExcluir
  4. Pessoas assim querem ganharem dinheiro, ou então só querem se aparecer...Então ninguém não sabe, o que realmente P.JPII escreveu?

    ResponderExcluir
  5. oq que o Papa realmente escreveu..esta no link ai abaixo

    http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_letters/documents/hf_jp-ii_apl_31031985_dilecti-amici_sp.html

    ResponderExcluir
  6. muito bom... tem muita gente que não vai gostar de le isso rsrsr

    ResponderExcluir
  7. Bom, concordo plenamente que não se deve atribuir a São João Paulo II o que ele não escreveu. Mas não é por isso que o texto perca o seu mérito. Embora não seja canônico, vale a pena ser considerado ao sugerir uma santidade aplicada a realidades práticas. A medida é sempre o Senhor Jesus Cristo, anunciado a nós por nossa Igreja Católica. Não vamos esquecer: "Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade" (2Cor 3,17). Que o amor de Cristo nos conduza!

    ResponderExcluir
  8. Quando ainda fazia Crisma, minha catequista levou esse texto para nós. Foi um texto muito aceito por todos pois traz uma realidade que nós jovens vivenciamos, na sociedade em que vivemos é preciso de textos assim como esse seja ele canônico ou não. E esse texto traz o principal fundamento que é viver para e com Jesus Cristo, como o próprio texto diz : " Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar..." e o principal ''Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.'' O importante é o anuncio correto do evangelho de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Um dia exortei uma jovem sobre a conduta dela diante do Ministério Jovem e ela me enviou esse texto que nunca achei que fosse de JPII e nunca encontrei sendo dizeres dele. Enfim hoje pra enganar quem quer ser enganado é fácil, basta postar algo que satisfaça a concupiscência do outro e dizer que foi um santo ou Papa quem falou..

    ResponderExcluir